segunda-feira, 30 de julho de 2012

"As travessuras de Juca e Chico"


Enriqueta sem dúvida anda lendo "As travessuras de Juca e Chico", lançado novamente em 2012 numa bonita edição de capa dura pela Editora Iluminuras. Escrito pelo autor alemão Wilhelm Busch (1832 - 1908), o original Max und Moritz, Juca e Chico no Brasil, foram assim batizados pelo grande Olavo Bilac, em sua primeira tradução para o português que data o ano de 1915. Os meninos podem ser qualquer criança que já experimentou passar algum tempo no campo, em meio a natureza. Escrito muito, muito, muito antes do politicamente correto dominar o mundo, os meninos realizam as mais diferentes travessuras, algumas repletas de bom humor, outras porém com requintes de maldade, como matar galinhas pra chatear o vizinho, colocar pólvora em cachimbo, dividindo os sentimentos das crianças que leem a obra!
O prefácio traz uma observação super interessante pra quem gosta de quadrinhos! A Forma como a narrativa é construída, texto ritmado e com frases curtas além do modo como é ilustrado antecipa o formato de quadrinho tão lido e amado nos dias de hoje. Um plus para o livro ser lido por todo mundo!
Esse é para quem curte um grande clássico da literatura infanto juvenil mundial sem muitos pudores e quiser saber o que o destino reserva ao fim - e que fim! - do livro pra dupla de capetinhas.

Peppa

Nenhum comentário:

Postar um comentário